Ser e saber, eis a questão!

domingo, 30 de outubro de 2011

Se Gestão do Conhecimento é:
 "Uma gestão intencional de processos de compartilhamento, uso e criação de conhecimento para melhoria de performance e geração de valor", proponho a reflexão:

- O que é conhecimento?
- Qual o impacto da Gestão do conhecimento na performance de uma organização?
- Conhecimento tornou-se vantagem competitiva,considerando o cenário econômico e social atual?

Deixamos a era industrial e vivemos a era do conhecimento, mas pergunto novamente, estamos efetivamente na era do conhecimento, ou na era da informação?

Segundo Platão, conhecimento, consiste em um sistema de crenças verdadeira e justificadas, Aristóteles propos a análise divido em áreas: cientifíca, prática e técnica.

Observada as questões, precisamos considerar, conhecimento sob a perspectiva do individuo. Como engajar as pessoas no processo de compartilhar e criar conhecimento,cujo objetivo é a busca pela inovação constante, que resulta em vantagem competitiva sustentável para a empresa?

Esse é um, dos desafios enfrentados por empresas e gestores!

Pessoas diferentes, tem acesso informação semelhantes, mas nem todas são capazes de transformar essas informações em conhecimento. Identificar, reter e motivar os profissionais que o fazem é fundamental na busca por uma high performance.

Propiciar um ambiente colaborativo, onde através do processo da andragogia, todos possam ensinar e aprendem simultâneamente, criar ferramentas que estimulem a contribuição de idéias, organizar as melhores práticas de maneira efetiva e fácil acesso, são algumas sugestões para que a busca pela inovação não desacelere, face aos desafios atuais e futuros.

0 comentários: