Você é um Gestor do conhecimento?

domingo, 30 de outubro de 2011

A Gestão do conhecimento é um modelo de gestão, dedicado a alavancar, multiplicar e gerar riquezas á partir do capital intelectual e do conhecimento da organização, é o saber organizacional.

Os modelos de gestão das décadas anteriores e o dinamismo econômico, consolidaram a gestão do conhecimento como parte fundamental da estratégia empresarial.

Cenários econômicos e a evolução dos modelos de gestão:



Um analogia interessante a esse novo modelo de gestão do conhecimento, é compará-la a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente.

É possível observar as modificações da interação entre individuo e ambiente de forma concreta (conhecimento explicito) e subjetiva (conhecimento tácito).

Como gestores do conhecimento, devemos encontrar formas para que os colaboradores, contribuam com seu conhecimento mais subjetivo que advém em grande parte das crenças pessoais, perspectiva, sistema de valor, insights, emoções e habilidades. É importante estar atento ao comportamento, uma vez que o conhecimento tácito nasce de um processo interno, mas só pode ser observado por meio das ações.

Drucker a 4 décadas nos alertou que o trabalho se tornaria cada vez mais baseado no conhecimento.
“Somente a organização pode oferecer a continuidade básica de que os trabalhadores do conhecimento precisam para serem eficazes. Apenas a organização pode transformar o conhecimento especializado do trabalhador do conhecimento em desempenho”

Além disso, um dos principais problemas na gestão do conhecimento é a tendência das pessoas de reter seus conhecimentos. Mesmo as que não o fazem intencionalmente podem simplesmente não estar motivadas a mostrar o que sabem.

Outro desafio da GC é conseguir olhar para toda cadeia de conhecimento de valor, e em toda ela atuar, melhorando os resultados e desempenhos.

Esse novo contexto empresarial redefine o perfil do trabalhador da era do conhecimento. Precisa-se de profissionais que aprendam de forma não convencional e que saibam trabalhar cooperativamente para gerar soluções inovadoras. É necessária uma nova abordagem na formação, agora necessariamente continuada, para que as pessoas permaneçam produtivas, em condições de acompanhar as mudanças e otimizando seu tempo.

Boa semana!

Daniela Gontijo

0 comentários: