GT 4 - Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações

terça-feira, 25 de outubro de 2011


VIII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
      28 a 31 de outubro de 2007 - Salvador - Bahia - Brasil

GT 4 - Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações
      Pôster

MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA
      DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

MAPPING KNOWLEDGE MANAGEMENT DISSERTATIONS AND THE-
SIS IN INFORMATION SCIENCE GRADUATION COURSES IN BRAZIL

Marília Damiani Costa (PGCIN/UFSC, marilia@cin.ufsc.br)
Gardenia de Castro (Centro Universitário Metodista IPA, gardeniacastro@terra.com.br)


Resumo: Este pôster visa divulgar a pesquisa em andamento, cujo objetivo principal é mapear as teses e dissertações sobre gestão do conhecimento defendidas em cursos de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, para subsidiar o debate desta temática no ambiente acadêmico e o desenvolvimento de pesquisas. Foram definidos como objetivos específicos: a) Identificar teses e dissertações por Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação; b) Identificar as linhas de pesquisas e pesquisadores; c) Mapear os trabalhos de acordo com autoria, enfoques, período, programas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Foram utilizadas como fontes de informação para este levantamento: as listagens de teses e dissertações dos 11 programas de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, identificados a partir do site da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação - ANCIB.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Pesquisa. Ciência da informação. Mapeamento.


Abstract: The goal of this poster is to present an ongoing research whose main objective is to map the knowl-
edge management dissertations and thesis presented in Information Science Graduation Programs in Brazil,
promoting the debate about this issue at academic level and the development of research. The specific goals of the research: a) identify thesis and dissertations by Information Science Graduation Programs; b) Identify the
research themes and researchers; c) To map the works by: authors; focus; time; program. It is a qualitative bib-
liographic research. The information sources for the survey: the databases of the 11 Information Science Grad-
uation Programs in Brazil, identify by the ANCIB (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciên-cia da Informação) website.
Keywords: Knowledge management. Research. Information science. Mapping.



INTRODUÇÃO
A gestão do conhecimento é um processo dinâmico e cíclico que envolve todos os processos da organização, procurando mapear os conhecimentos existentes, ligando os processos essenciais e sua estratégia, na busca de melhor desempenho organizacional, desenvolvimento de produtos e serviços, qualidade e gestão de clientes, dentre outros.
A Gestão do conhecimento é um tema de pesquisa também de interesse da área de
Ciência da Informação. No período compreendido entre os anos 2000  a 2006 foram
defendidas 34 pesquisas sobre gestão do conhecimento nos Programas/Cursos de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil.
Esta pesquisa tem como objetivo geral mapear as teses e dissertações sobre gestão do conhecimento defendidas em cursos de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, para subsidiar o debate desta temática no ambiente acadêmico e o desenvolvimento de pesquisas.  Foram definidos como objetivos específicos: a)Identificar teses e dissertações por
Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação; b)Identificar as linhas de pesquisas e
pesquisadores; c) Mapear os trabalhos de acordo com autoria, enfoques, período, programas.
GESTÃO DO CONHECIMENTO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

A gestão do conhecimento é um conceito que surgiu nessa sociedade do conhecimento, no final da década de 80, com a finalidade de gerenciar o conhecimento como um recurso organizacional para obtenção de vantagem competitiva. É um tema que vem ganhando espaço tanto no campo acadêmico quanto no organizacional, pois transformar o conhecimento  individual  em  conhecimento  organizacional,  inserindo-o  em  produtos  e serviços,  tem sido um dos grandes desafios  para a competitividade.

MÉTODOS
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Inicialmente procurou-se identificar quais os cursos que estão investigando sobre gestão do conhecimento em seus programas, e as linhas de pesquisa sobre esta temática. Em seguida foi elaborado um levantamento bibliográfico para identificar as pesquisas (teses e dissertações) defendidas sobre gestão do conhecimento em cada curso de pós-graduação.

 
Foram utilizadas como fontes de informação para este levantamento: as listagens de teses e dissertações dos 11 programas de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, identificados a partir do site da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB).

RESULTADOS

Estes são resultados parciais da pesquisa:
a) Foram identificadas 34 pesquisas sendo 11 teses e 23 dissertações defendidas sobre GC em Pós-graduação em Ciência da Informação no período compreendido entre 2000 a 2006;
b) Estes resultados envolvem 8 programas de pós-graduação em Ciência da informação;
c) Dois programas tem linha de pesquisa específica denominada “Gestão da Informação e do conhecimento”: UnB e UFMG;
Em andamento: Mapeamento temático para subsidiar as discussões sobre o tema central da pesquisa.
O mapeamento geográfico das contribuições acadêmicas na área de gestão do conhecimento nos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação.





REFERÊNCIAS

ALVARENGA NETO, Rivadávia Correa Drummond de. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. 400 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação), Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

CASTRO, Gardenia de. Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: um
instrumento de diagnóstico. 2005. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) -
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa
Catarina, Florianópolis, 2005.

(Postado por Maura Passi)


0 comentários: