A importância da Gestão do Conhecimento nos dias atuais

domingo, 13 de novembro de 2011

Muito provavelmente o conhecimento e o capital intelectual sejam, nos dias de hoje, os ativos mais valiosos que um organização possa ter.

Vivemos em um mundo globalizado e tecnológico onde a velocidade de criação e desenvolvimento de novos produtos, sistemas e tecnologias alcançam velocidades quase impossíveis de serem acompanhadas .

É nesse contexto que a Gestão do Conhecimento se torna fundamental para que as organizações obtenham vantagens competitivas em relação a seus concorrentes .

A Gestão do Conhecimento, quando bem feita, é capaz de proporcionar às empresas uma melhor utilização de seu capital intelectual, bem como redução em seus custos e em seus tempos de produção, é capaz de propor melhorias em seus processos e etc .

É a Gestão do Conhecimento, enfim, que permite à empresa controlar e gerenciar as informações de maneira integrada e disponibilizá-la de maneira ágil e organizada para todos.

Ao longo do tempo a empresa adquire, desenvolve e cria vários conhecimentos em todas as atividades que executa, desde sua contabilidade e sistemas administrativos até a sua estrutura comercial e linha de produção.

Esse conhecimento (adquirido, desenvolvido, descoberto) custou muito caro e demandou muito tempo, tempo e dinheiro que não podem ser jogados fora e é neste momento que entra em cena a Gestão do Conhecimento e os Sistemas de Gestão de Conhecimento.

É o Sistema de Gestão do Conhecimento que vai ter a tarefa de reunir, organizar, integrar, sistematizar e disponibilizar todo esse conhecimento para todos na organização. Por exemplo, quando um gerente precisa tomar uma decisão, não necessariamente esta decisão precisa ser empírica (correndo-se o risco de dar certo ou não). Caso essa situação pela qual esteja passando já tenha sido vivenciada e resolvida anteriormente, este conhecimento vai estar catalogado no SGC e vai estar à disposição deste gerente para axiliá-lo nesta nova tomada de decisão. Economizando-se, dessa forma, muito tempo e dinheiro, o que reduz os custos da empresa e lhe proporciona vantagens competitivas.

Ricardo Ferreira Bueno

0 comentários: