quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Quadro 1 - Conceitua as melhores práticas de Gestão do Conhecimento (Davenport e Prusak - 1999)
Práticas de Gestão do ConhecimentoConceito
Aprendizagem Organizacional (Probst, Raub e Romhardt, 2002)Consiste em mudanças na base de conhecimentos da organização, na criação de estruturas coletivas de referência e no crescimento da competência da organização para agir e resolver problemas
Benchmarking (Spendolini, 1994)Consiste em medir os processos, produtos e serviços de uma organização e, compará-los com os de outras empresas
Coaching (Mayor, 2001)É uma prática que procura integrar a totalidade da pessoa ao aprendizado, e não trabalhar apenas a informação ou um aspecto exclusivo das habilidades
Comunicação Institucional (Rego, 1986)É a comunicação que proporciona a reunião das partes distintas da empresa, produzindo as condições para um trabalho coordenado de estruturas, permitindo enfim, que as cúpulas empresariais atinjam as metas programadas
Comunidades de Prática (Terra, 2005)É um complemento às estruturas formais que tendem a prosperar em organizações onde há estágio elevado de confiança entre os gestores e os colaboradores
Educação CorporativaConsiste em processos de educação continuada, com vistas à atualização do pessoal de maneira uniforme em todas as áreas da organização
Gestão de Competência (Brandão e Guimarães, 2001)É a forma como a organização planeja, organiza, desenvolve, acompanha e avalia as competências ao seu negócio
Gestão de Marcas e Patente (Kotler, 2000)É um nome, termo, símbolo, desenho ou uma combinação desses elementos que deve identificar os bens e serviços de uma empresa e diferenciá-lo da concorrência
Gestão de Relacionamento com os Clientes (Plata, 2001)É uma estratégia cujo propósito é transformar os processos de negócios para conservar e conseguir mais clientes, apoiadas nas ferramentas tecnológicas
Inteligência Competitiva (Gomes e Braga, 2004)É o sinônimo de capacidade de antecipar ameaças e identificar oportunidades por meio de um processo contínuo no qual a informação é transformada em conhecimento e validade para a tomada de decisão
Lições Aprendidas (Probst, Raub e Romhardt, 2002)Representam a essência da experiência adquirida em um projeto ou cargo específico
Mapeamento de Conhecimentos (Davenport e Prusak, 1999)É um retrato daquilo que existe dentro da empresa e sua localização
Mapeamento de Processos (Chiavenato, 1995)Possibilita a visualização das interligações e interdependências entre os diferentes processos empresariais
Melhores Práticas (Batista et al 2005)Procedimento validado para a realização de uma tarefa ou solução de um problema
Memória Organizacional  (Probst, Raub e Romhardt, 2002)É um sistema de conhecimentos e habilidades para preservar e armazenar percepções e experiências que possam ser recuperadas posteriormente
Mentoring (Hillesheim, 2006)Reúne uma experiente e hábil, em uma área específica, com outra menos experiente, com o objetivo que esta última desenvolva habilidades específicas
Normalização e Padronização (Silva, 1995)Proporciona meio para instituir comunicação entre clientes e fornecedores, possibilita a eliminação de barreiras técnicas, comerciais e traduz a variedade de produtos e a sua particular verificação de qualidade
Portais CorporativosSão instrumentos fundamentais no esforço de compartilhar informação e conhecimento no interior das organizações
Quadro 2 - Práticas de GC identificadas no Programa de Sugestão da empresa Siemens
SocializaçãoExternalização
Aprendizagem OrganizacionalPara criação de estruturas coletivas de referência para agir e resolver os problemas
Comunidades de PráticaPara gerar confiança entre gestores e colaboradores
Portais CorporativosCompartilhar informação e conhecimento no interior da organização
Gestão de CompetênciasPara organizar, planejar, desenvolver e acompanhar as competências do seu negócio
InternalizaçãoCombinação
Lições AprendidasExperiência adquirida em um projeto ou cargo específicoNormalização e PadronizaçãoEstabelecer disposições para utilização comum e repetidaMelhores PráticasProcedimentos para validar a realização das tarefas ou solução de problemasMemória OrganizacionalRegistrar o conhecimento explícito existente na organização


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