O Desafio da Gestão do Conhecimento Tácito

domingo, 13 de novembro de 2011

A Gestão do Conhecimento pode tratar os conhecimentos por níveis : do indivíduo, da organização, do ambiente e também por tipos de conhecimento: o Explícito e o Tácito.

Explícito é aquele conhecimento que pode ser adquirido por qualquer pesssoa a qualquer tempo (conhecimentos contidos em uma enciclopédia por exemplo).

Já o conhecimento Tácito é aquele que só o indivíduo possui, é aquele que foi adquirido pelo indivíduo ao longo da sua vida, através de suas experiênicas pessoais (que são únicas) e pela maneira como o indivíduo se relaciona com cada assunto com que tem ou teve contato.

O desafio proposto aqui é como trazer a tona todo esse conhecimento que os indivíduos possuem armazenados dentro de si e como fazer com que as pessoas busquem os conhecimentos dos demais.

Como as relações pessoais e profissionais envolvem egos, interesses, desinteresses e limitações de toda ordem, deixo alguns questionamentos para nos forçar a pensar e a buscar uma solução:

1) os indivíduos sabem discernir o que são conhecimentos e como estes podem ser úteis para as pessoas e para as organizações?

2) o indivíduo está disposto a compartilhar os conhecimentos que possui?

3) o que levaria o indivíduo a compartilhar os conhecimentos que possui?

4) a organização e os demais indivíduos sabem como buscar esses conhecimentos tácitos?

5) os demais indivíduos aceitam este conhecimento do outro como válido?

Ricardo Ferreira Bueno

0 comentários: