Gestão do conhecimento e de pessoas: o caminho para o sucesso organizacional

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Gestão do conhecimento e de pessoas: o caminho para o sucesso organizacional

Em um ambiente competitivo, o objetivo de qualquer gestor é manter-se e desenvolver-se no mercado, alcançando sucesso em suas ações. Uma conhecida abordagem administrativa que auxilia os gestores nesta difícil tarefa é a da Gestão do Conhecimento.

Segundo definição encontrada no site da Fundação Getúlio Vargas (A), a Gestão do Conhecimento, também conhecida por Knowledge Management, é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional. A gestão do conhecimento muitas vezes é chamada de capital intelectual. Apesar de essas duas expressões serem muitas vezes usadas indistintamente, é conveniente notar que a primeira comunica uma idéia de processo, portanto é dinâmica e abrangente, enquanto a segunda refere-se à noção de estoque, que pode e deve ser gerenciado.

Para os professores da Fundação Getúlio Vargas, Jean Jacques Salim e Paulo Yazigi Sabbag (A), a gestão do conhecimento, ou do capital intelectual, está entre os temas mais quentes do momento, e os líderes empresariais, consultores e acadêmicos estão considerando o conhecimento como o principal ativo das organizações e a chave para uma vantagem competitiva sustentável. Isto devido às mudanças de um velho modelo administrativo para um modelo dinâmico, que se adapta a um ambiente de crescente internacionalização dos mercados e de economias, de redução de custos através de processos de downsizing (redução de níveis hierárquicos) e de desenvolvimento de tecnologias ligadas à informática e às comunicações.

A diferenciação agora passa a vir do conhecimento, os produtos e serviços transformam-se em agregados de idéias e o valor dos ativos intangíveis supera em muito os valores dos ativos físicos e financeiros. Uma organização não pode criar conhecimento sem as pessoas. A empresa deve, desse modo, apoiar as pessoas criativas e prover contextos para que as mesmas gerem, cataloguem, transfiram, assimilem e utilizem o conhecimento.

Infelizmente muitos gestores vêem com maus olhos um ambiente organizacional onde prevalece a comunicação aberta, a valorização e capacitação dos colaboradores, isto porque sentem-se ameaçados pelos talentos dos outros, o que é uma pena, já que os líderes que obtém maiores resultados são aqueles que estão cercados de pessoas melhor do que eles mesmos, e que conseguem direcioná-los rumo a um objetivo comum alcançando resultados extraordinários. As organizações que não investem no desenvolvimento do potencial de seus colaboradores desperdiçam a oportunidade de se desenvolverem rumo à excelência, e aos bons resultados duradouros.

Referência
A) http://www.fgvsp.br/conhecimento
(Postado por aFabiana Lima)

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