Quadro 1 - Conceitua as melhores práticas de Gestão do Conhecimento (Davenport e Prusak - 1999) | |
Práticas de Gestão do Conhecimento | Conceito |
Aprendizagem Organizacional (Probst, Raub e Romhardt, 2002) | Consiste em mudanças na base de conhecimentos da organização, na criação de estruturas coletivas de referência e no crescimento da competência da organização para agir e resolver problemas |
Benchmarking (Spendolini, 1994) | Consiste em medir os processos, produtos e serviços de uma organização e, compará-los com os de outras empresas |
Coaching (Mayor, 2001) | É uma prática que procura integrar a totalidade da pessoa ao aprendizado, e não trabalhar apenas a informação ou um aspecto exclusivo das habilidades |
Comunicação Institucional (Rego, 1986) | É a comunicação que proporciona a reunião das partes distintas da empresa, produzindo as condições para um trabalho coordenado de estruturas, permitindo enfim, que as cúpulas empresariais atinjam as metas programadas |
Comunidades de Prática (Terra, 2005) | É um complemento às estruturas formais que tendem a prosperar em organizações onde há estágio elevado de confiança entre os gestores e os colaboradores |
Educação Corporativa | Consiste em processos de educação continuada, com vistas à atualização do pessoal de maneira uniforme em todas as áreas da organização |
Gestão de Competência (Brandão e Guimarães, 2001) | É a forma como a organização planeja, organiza, desenvolve, acompanha e avalia as competências ao seu negócio |
Gestão de Marcas e Patente (Kotler, 2000) | É um nome, termo, símbolo, desenho ou uma combinação desses elementos que deve identificar os bens e serviços de uma empresa e diferenciá-lo da concorrência |
Gestão de Relacionamento com os Clientes (Plata, 2001) | É uma estratégia cujo propósito é transformar os processos de negócios para conservar e conseguir mais clientes, apoiadas nas ferramentas tecnológicas |
Inteligência Competitiva (Gomes e Braga, 2004) | É o sinônimo de capacidade de antecipar ameaças e identificar oportunidades por meio de um processo contínuo no qual a informação é transformada em conhecimento e validade para a tomada de decisão |
Lições Aprendidas (Probst, Raub e Romhardt, 2002) | Representam a essência da experiência adquirida em um projeto ou cargo específico |
Mapeamento de Conhecimentos (Davenport e Prusak, 1999) | É um retrato daquilo que existe dentro da empresa e sua localização |
Mapeamento de Processos (Chiavenato, 1995) | Possibilita a visualização das interligações e interdependências entre os diferentes processos empresariais |
Melhores Práticas (Batista et al 2005) | Procedimento validado para a realização de uma tarefa ou solução de um problema |
Memória Organizacional (Probst, Raub e Romhardt, 2002) | É um sistema de conhecimentos e habilidades para preservar e armazenar percepções e experiências que possam ser recuperadas posteriormente |
Mentoring (Hillesheim, 2006) | Reúne uma experiente e hábil, em uma área específica, com outra menos experiente, com o objetivo que esta última desenvolva habilidades específicas |
Normalização e Padronização (Silva, 1995) | Proporciona meio para instituir comunicação entre clientes e fornecedores, possibilita a eliminação de barreiras técnicas, comerciais e traduz a variedade de produtos e a sua particular verificação de qualidade |
Portais Corporativos | São instrumentos fundamentais no esforço de compartilhar informação e conhecimento no interior das organizações |
Quadro 2 - Práticas de GC identificadas no Programa de Sugestão da empresa Siemens | |
Socialização | Externalização |
Aprendizagem OrganizacionalPara criação de estruturas coletivas de referência para agir e resolver os problemas Comunidades de PráticaPara gerar confiança entre gestores e colaboradores | Portais CorporativosCompartilhar informação e conhecimento no interior da organização Gestão de CompetênciasPara organizar, planejar, desenvolver e acompanhar as competências do seu negócio |
Internalização | Combinação |
Lições AprendidasExperiência adquirida em um projeto ou cargo específico Normalização e PadronizaçãoEstabelecer disposições para utilização comum e repetida | Melhores PráticasProcedimentos para validar a realização das tarefas ou solução de problemas Memória OrganizacionalRegistrar o conhecimento explícito existente na organização |
Melhores Práticas - Gestão do Conhecimento
sábado, 1 de outubro de 2011
Postado por
Gestao de Conhecimento FGV
às
08:22
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Como diz a minha amiga Fabi, em vida nao vamos conseguir tudo !! hahahahaha.... adorei Lu, parabens,. Cade o resto???
Maura Passi
Eu quis dizer, nao vamos conseguir LER tudo ...hashshs
Postar um comentário